domingo, 2 de março de 2008

'canção simples'

saio à rua. o sol brilha. é estranho, ver o sol brilhar assim com tanta vontade num dia de março... até parece que de repente o s. pedro se barulhou todo e se esqueceu que ainda não veio a primavera e que o inverno ainda impera... talvez o s. pedro esteja apaixonado! e para presentear a sua amada vai numa de deixar a descoberto o sol e mandar calar a chuva e as lágrimas de um céu triste...
saio à rua. livro dentro da carteira. óculos de sol na cara. vou caminhando. conto os passos. um, dois, três, quatro. depois esqueço-me. olho em volta. as pessoas atarefadas nas suas pequenas vidas. andamos todos à procura do mesmo? ou andamos todos à procura de uma maneira de vivermos sorridentes sem cairmos no abismo que fica ali mesmo ao nosso lado? olho em volta. a verdade é que andamos todos a correr. de um lado para o outro. porque nos esperam no emprego. porque nos esperam em casa. porque nos esperam no restaurante. porque nos esperam no cinema, no teatro, no que seja! andamos sempre a dar corda aos pés. hoje, eu deixei a corda em casa e decidi, simplesmente, andar.
saio à rua. para ver as pessoas. para não ver ninguém e ver toda a gente. para ter a certeza de que os pés ainda sabem andar e não desconhecem já essa arte... afinal, ainda consigo. não fui ainda vencida pelo stress do dia a dia. ainda consigo andar... e é aí que chego ao meu destino. é aqui que fico. abro o meu livro e digo adeus ao mundo. o sol a bater-me na cara. não parece coisa de março... mas, encolho os ombros, viro a cara que nem um girassol, fecho os olhos, respiro, e volto a entrar no meu livro.

Sem comentários: